segunda-feira, 5 de março de 2012

Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Acaso andarão dois juntos se não estiverem de acordo? Amós 3:3
Parei pra pensar sobre isto. Como encaramos um relacionamento? Será que em um relacionamento você deve mudar as ideias do outro, ou será que você deve ceder às ideias do outro?
Consideremos que alguns relacionamentos são um encontro maluco. Duas pessoas com ideias radicalmente diferente de mundo se encontram. E uma paixão toma conta e se deixam envolver. A paixão é perigosa, ela é um fogo ardente que passa, que se apaga muito rapidamente. E quando a paixão passa, sobra o que se chama de amor. Amor não vê diferenças, tudo suporta.
Se há amor, há aceitação, alguém cede e o outro suporta muitas coisas, ou muda alguns de seus hábitos pra se adaptar. É uma forma de aceitação, são peças de um quebra-cabeça tentando se conectar, mesmo diferentes se encaixam.
Mas sem amor, não dura. Se não estiverem de acordo não adianta, não dura. A paixão vai embora, e quando vem a realidade não conseguirão andar juntos numa mesma direção, se estiverem em sentidos contrários.
Mas é possível encontrar alguém totalmente de acordo com você? Talvez seja utopia pensar que sim. Sonho meu. Sonho seu. Sonho nosso. A outra metade da laranja? A alma gêmea? A tampa da panela. Tenho visto muitos casais unirem-se sob este conceito... Mas com o tempo a laranja fica amarga e vai se tornando em bagaço, a alma gêmea vai mostrando suas diferenças nem tão gemelares assim. A tampa ao se esquentar com o fogo vai deixando de se encaixar completamente. Estamos prontos para encarar o aparecimento das diferenças? E como vamos lidar com as diferenças?
Uma coisa é fato e tenho visto. Algumas coisas tem mesmo que ter em comum. Existem conceitos pessoais e ideias que você dificilmente mudará. Há coisas que foram forjadas em nosso caráter e que não mudam mais. São a sua base de existência, a sua razão de viver, são parte do seu eu.
Egoísmo? Não ceder nestes pontos seria mesmo egoísmo? Sinceramente, penso que não. Não é estar pensando apenas no próprio nariz. Este é você, é o que você realmente é. Pode tentar mudar; você vai sofrer, não vai conseguir mudar, e se mudar somente para agradar ao outro e sem amar a si antes de tudo, de nada vale. Mudar para o outro e esquecer de você mesmo. O amor começa em amar-se a si mesmo e por consequência amar ao outro. Ninguém dá o que não tem. Esquecer a sua essência? Desacredito!
E não existe nem existirá em todo o mundo alguém completo para você. A pessoa que é apresentada na sua frente terá defeitos, diferenças, qualidades, dons totalmente diferentes dos teus. O que temos que prestar atenção é o quanto estamos dispostos a aceitar estas disparidades e o quanto estamos dispostos a penetrar no mundo e na individualidade desta pessoa para compreender estes traços de sua personalidade.
Quando convivemos com alguém, ou mesmo em um relacionamento, conhecemos o âmago da pessoa, e passamos a entender o porquê de ela manifestar determinado comportamento. E pelo amor vem a vontade de ajudá-la a mudar. Mas daí vem a seguinte questão. A pessoa quer mudar? Será que isto precisa mesmo ser mudado? Talvez este comportamento seja bom. Teria eu capacidade e seria eu a pessoa adequada para ser um agente transformador de outrem? Tenho pensado muito nisto. É um campo minado, arriscado, onde uma  bomba pode explodir a qualquer momento.
Mas tudo é feito com boa intenção, é claro que você não quer prejudicar a quem está ao teu lado. Jamais se percebe a realidade, de fato, do que se está fazendo. O sentimento de afeto profundo e o desejo de ter alguém mais parecido com você encobre e tapa os olhos, ludibriando, enganando. Te faz feliz, mas muitas vezes você não percebe que está cutucando males muito profundos daquela pessoa.
Acordo. Palavra difícil de se alcançar. Precisa força de vontade. Aceitação de diferenças profundas e bem estabelecidas. Precisa de carinho, afeto, paixão sim... mas sobretudo precisa de amor... Amor? Palavra muito mais profunda e sem definição cabível em qualquer texto. Acordo precisa de amor. Amor precisa de acordo.
Dois juntos. Juntos em que? Juntos quando? Juntos como? A conclusão é óbvia. Em tudo. Fácil? Não, de jeito nenhum. Mas pelo menos unidos em um propósito, buscando uma mesma causa, ou ligados em um objetivos em comum. Quando um destes fatores não é mútuo, não adianta. Você pode persistir, mas sem base nada se sustenta. Um castelo de areia. A primeira onda leva tudo. Juntos sim, mas com colunas firmadas em forte concreto e aço inoxidável. A construção desta coluna leva tempo, não é de um dia para o outro. Engana-se quem pensa que um firmamento é levantado em um curto espaço de tempo. Não, ele denota tempo. E paciência.
Paciência. Outra palavra. Ansiosos não conhecem a paciência. Querem tudo pra ontem. E no mundo moderno, que difícil ser paciente! Sem paciência não tem aceitação, não tem acordo, não andam juntos. É fato.
Amor.
Andar juntos.
Aceitação.
Paciência.
Propósitos

Dois não andaram juntos se não houver aceitação, paciência e propósitos.

By Jota Júnior.

Um comentário:

  1. Como? . Não existe definição cabível em qualquer texto sobre a palavra "AMOR"???; "...Amor? Palavra muito mais profunda e sem definição cabível em qualquer texto". Acordo precisa de amor. Amor precisa de acordo". Sim, existe, vou citar alguns, para definição da palavra "AMOR", que está no livro de I João capitulo 4, que expressa e responde com toda convicção, a palavra "AMOR", um conjunto de expressões que dará a expressão verdadeiro do signifiado da palavra "AMOR" a começar pelo versículo 14, " E nós temos visto e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do Mundo; versículo 15, " Qualquer que CONFESSAR que JESUS é o Filho de DEUS, DEUS, permanece nele, e ele em DEUS;versículo 16, " E nós Conhecemos e Cremos no AMOR que DEUS nos tem. DEUS é AMOR; e quem permanece em AMOR, permanece em DEUS, e DEUS nele".

    ResponderExcluir

Poste aqui o seu comment