terça-feira, 22 de março de 2011

DO SITE TUDOSOBREXANXERE - CARNES - CIDASC

Extraído do site http://www.tudosobrexanxere.com.br

Para ver a noticia original, clique em: http://www.tudosobrexanxere.com.br/index.php/desc_noticias/consumo_de_carne_naeo_inspecionada_pode_causar_doencas_graves/


Ter, 22/03/11 às 09:40 - Visualizações: 293

Consumo de carne não inspecionada pode causar doenças graves

Consumo de carne não inspecionada pode causar doenças graves
Cidasc dá dicas ao consumidor para comprar carne com procedência
A Cidasc alerta a população de Xanxerê e região sobre o consumo de carne bovina não inspecionada. A falta de procedência da carne pode causar doenças sérias, como a teníase e intoxicações alimentares.
Segundo o coordenador do Serviço de Inspeção Estadual SIE da Cidasc de Xanxerê, Jamil da Silva Junior, ao ingerir carne sem inspeção, o consumidor não sabe a conservação que este alimento teve e muito menos a qualidade. A carne pode ter multiplicação bacteriana e causar intoxicações gravíssimas.
A presença de rótulo numa carne embalada é essencial. A falta deste item deve servir de alerta ao consumidor.
- Se você não encontrar o rótulo, desconfie, pois você não sabe de onde veio esta carne e há grandes chances de ter origem clandestina. Uma carne carimbada significa que tem qualidade garantida e que passou por um processo de inspeção – comenta Jamil.
Além da rotulagem para saber a origem da carne, o consumidor deve analisar outros itens básicos para garantir uma carne de qualidade em sua mesa.
O prazo de validade do alimento é importante, também é preciso verificar se a carne bovina possui um carimbo de inspeção, seja ele SIE (inspeção estadual), CIF (inspeção federal) ou carimbo de inspeção municipal.
- Existem carnes vendidas sem rótulo e costumam ser mais baratas. A princípio, o consumidor pode pagar mais barato pela comida, mas pode ser caro para a saúde. Caso você tenha problema na ingestão da carne, você não tem para quem reclamar – explica Jamil.
Se o consumidor verificar alguma irregularidade em açougues e supermercados da cidade, deve avisar a Vigilância Sanitária Municipal. Se a carne for oriunda de um abatedouro estadual, a Cidasc é informada.
A inspeção realizada pela Cidasc é desde a chegada do animal no abatedouro, momento do abate e corte até a armazenagem e expedição desta carne.
Atualmente, em Xanxerê, há dois abatedouros estaduais de carne bovina e um abatedouro municipal. A Cidasc fiscaliza os abatedouros estaduais que são um total de sete na região. Além dos dois em Xanxerê, há um em São Domingos e quatro em Xaxim. Esses locais são visitados quinzenalmente pelos técnicos da Companhia.
Jamil reforça ainda que a Cidasc realiza a fiscalização também do trânsito das carnes, para que não sofram alterações através das barreiras sanitárias que são realizadas em pontos estratégicos da região.
 Postado por: Aline Acadrolli
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comment