segunda-feira, 2 de abril de 2012

XANXERÊ - SC. VAMOS CONHECER?


(Foto: Site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina)

Continuando com nosso passeio pelo Brasil, em busca de cidades que ainda não conheçamos, voltamos hoje a Santa Catarina para conhecer Xanxerê, municpio localizado a oeste do Estado, distante 500 km de Florianópolis, sua Capital. 
Com uma população de, aproximadamente, quarenta e cinco mil habitantes, é conhecida como "a capital do milho", cuja produtividade é destaque nacional, sendo sua economia básica voltada para o setor primário já que, alem do milho, conta com o plantio de feijão, soja e trigo, com destaque também para a criação de bovinos, suinos, aves e ovinos, além da apicultura, considerável fonte de renda para o Município.


Região favorável à plantações, modelo fundiário formado por milhares de pequenas propriedades, integradas com a agro-indústria, acaba por favorecer o surgimento de pequenas indústrias e empresas prestadoras de serviços, de onde resultam elevados níveis de produtividade. Por tudo isso, apresenta, hoje, um bom crescimento em todos os segmentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, o que a torna referência para toda a região. 

(Praça Tiradentes - Foto: www.tudosobrexanzere.com.br)
Sua localização favorece o comércio via Mercosul, gerando interesses dos investidores do Oeste Catarinense. Sede da Associação dos Municípios do Alto Irani, é uma das cidades Pólo de Santa Catarina e uma das cidades que mais cresce no Estado.

(Igreja Matriz - Foto: www.tudosobrexanxere.com.br)

Sua cultura, predominantemente italiana e alemã, deve-se aos imigrantes dessas nacionalidades, chegados  através da migração gaúcha, no início do Século XX.

(Foto: Maicon Gazziero)
Na área de turismo, com boa estrutura no setor, Xanxerê atrai seus visitantes com suas cascatas escondidas no meio da mata, com a a abundância de recursos naturais e com sua cultura indígena - o Posto Indígena de Xanxerê, uma reserva florestal habitada por índios kaingangs, guaranis e xoklengs, estes últimos fabricantes de arcos, flechas, cestas e balaios, vendidos no local. Outro atrativo turístico é  a Casa da Cultura Maria Rosa.
As tradições gaúchas também fazem parte da cultura dos moradores de Xanxerê que, orgulhosamente, preserva as tradições herdadas de seus antepassados através de vários CTGs (Centro de Tradições Gaúchas). O CTG Espelho da Tradição realiza anualmente um Rodeio Interestadual, além de Fandangos tradicionalistas, festas que homenageiam as etnias e demostram  integração dos povos e a preservação de seus costumes e de suas tradições.

(Museu do Milho - Foto: Site do Instituto Brasileiro de Museus)

Conta sua História que Xanxerê era habitada por índios guaranis e kaingangs até o início do Século XX, quando alguns fazendeiros estabeleceram-se na região, iniciando o ciclo da madeira e da criação de gado. Tempos depois, o deslocamento de imigrantes do Rio Grande do Sul trouxe descendentes de italianos e alemães para o local, uma área disputada entre o Brasil e a Argentina. 

(Artesanato indigena - Foto: Delfin Martins)

Xanxerê, na língua indígena, significa "Campina de Cascavel", numa junção dos termos "xãxã" (cascavel) com "rê" (campo, campina). Um nome curioso para uma cidade que vale bem a pena conhecer... Vamos visitá-la?


EXTRAÍDO DO BLOG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comment