terça-feira, 17 de abril de 2012

ASSIM, BRASIL, VOCÊ ME MATA!

Pra onde vai a cultura?
Pra onde vai o conhecimento?
O que estamos deixando pro futuro?
Analise os fatos:
A Luíza vai pro Canadá e por causa de uma simples propaganda, vira celebridade.
Celebridades instantâneas. Do jeito que vem, vão.
Big Brother Brasil prepara-se para sua 13ª versão. Não tem facebook ou Twitter que derrube o IBOPE deste programa.
Michel Teló já gravou 3 versões do clássico de Vivaldi, regido por Thaicovscky, "Ai se eu te pego". Tem até uma versão com a participação do Maroon Five.
A família "Para Nossa Alegria" teve participação especial no programa da Eliane, neste Domingo, na TV.
E o futebol?
Este sim, a maior fábrica de distraídos deste país continua forte, em vento e popa, levando toda uma nação a se desligar do que realmente interessa.
É a política do pão e circo. Fácil num país de distraídos. Num país onde as pessoas se distraem por qualquer coisa, fogem da realidade, preferem valorizar coisas fúteis. Fácil.
É por isto que neste momento, tem um político roubando o meu, o teu, o nosso dinheiro. Neste momento tem uma licitação fraudulenta acontecendo, tem um dinheiro ilegal sendo negociado. Neste momento o nosso dinheiro está sendo consumido pelos impostos. Neste momento estamos pagando imposto sobre imposto. Neste momento estou sustentando políticos corruptos e todos os que não trabalham neste país e dependem de bolsas. Bolsa família, bolsa luz, bolsa água, bolsa escola. Bolsa "uhuhu... ganhei mais um voto!"
E os que se esforçam e batalham sustentam os corruptos e os vadios. Triste Brasil.
Enquanto a nação assiste BBB, jogos de futebol e vídeos fúteis do You tube, "Para nossa tristeza" milhões de crianças pedem dinheiro nos semáforos ou passam fome catando lixo para sobreviver, outros mihões se arrastam com menos de um salário mínimo por mês, inúmeras pessoas morrem em filas de hospitais ou gastam o que tem em remédios, isso sem contar que a educação do país vai de mal a pior, com professores mal pagos e alunos mal ensinados.
Teríamos mesmo motivos "Para Nossa Alegria"? Será que ir para o Canadá vai resolver nossos problemas? Então a solução está no BBB? Talvez o caubói bonzinho vai doar tudo o que ganhou aos que necessitam? Ou será que a rede globo vai? Talvez a musica do Michel teló venha confortar as dores e resolver a miséria deste país: "Assim você me mata.". Sim, de fome você me mata, de desmoralização você me mata, de desumanidade você me mata, de corrupção você me mata.
Assim, Brasil, você me mata! Ai se eu te pego...

By Jota Júnior




segunda-feira, 2 de abril de 2012

XANXERÊ - SC. VAMOS CONHECER?


(Foto: Site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina)

Continuando com nosso passeio pelo Brasil, em busca de cidades que ainda não conheçamos, voltamos hoje a Santa Catarina para conhecer Xanxerê, municpio localizado a oeste do Estado, distante 500 km de Florianópolis, sua Capital. 
Com uma população de, aproximadamente, quarenta e cinco mil habitantes, é conhecida como "a capital do milho", cuja produtividade é destaque nacional, sendo sua economia básica voltada para o setor primário já que, alem do milho, conta com o plantio de feijão, soja e trigo, com destaque também para a criação de bovinos, suinos, aves e ovinos, além da apicultura, considerável fonte de renda para o Município.


Região favorável à plantações, modelo fundiário formado por milhares de pequenas propriedades, integradas com a agro-indústria, acaba por favorecer o surgimento de pequenas indústrias e empresas prestadoras de serviços, de onde resultam elevados níveis de produtividade. Por tudo isso, apresenta, hoje, um bom crescimento em todos os segmentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, o que a torna referência para toda a região. 

(Praça Tiradentes - Foto: www.tudosobrexanzere.com.br)
Sua localização favorece o comércio via Mercosul, gerando interesses dos investidores do Oeste Catarinense. Sede da Associação dos Municípios do Alto Irani, é uma das cidades Pólo de Santa Catarina e uma das cidades que mais cresce no Estado.

(Igreja Matriz - Foto: www.tudosobrexanxere.com.br)

Sua cultura, predominantemente italiana e alemã, deve-se aos imigrantes dessas nacionalidades, chegados  através da migração gaúcha, no início do Século XX.

(Foto: Maicon Gazziero)
Na área de turismo, com boa estrutura no setor, Xanxerê atrai seus visitantes com suas cascatas escondidas no meio da mata, com a a abundância de recursos naturais e com sua cultura indígena - o Posto Indígena de Xanxerê, uma reserva florestal habitada por índios kaingangs, guaranis e xoklengs, estes últimos fabricantes de arcos, flechas, cestas e balaios, vendidos no local. Outro atrativo turístico é  a Casa da Cultura Maria Rosa.
As tradições gaúchas também fazem parte da cultura dos moradores de Xanxerê que, orgulhosamente, preserva as tradições herdadas de seus antepassados através de vários CTGs (Centro de Tradições Gaúchas). O CTG Espelho da Tradição realiza anualmente um Rodeio Interestadual, além de Fandangos tradicionalistas, festas que homenageiam as etnias e demostram  integração dos povos e a preservação de seus costumes e de suas tradições.

(Museu do Milho - Foto: Site do Instituto Brasileiro de Museus)

Conta sua História que Xanxerê era habitada por índios guaranis e kaingangs até o início do Século XX, quando alguns fazendeiros estabeleceram-se na região, iniciando o ciclo da madeira e da criação de gado. Tempos depois, o deslocamento de imigrantes do Rio Grande do Sul trouxe descendentes de italianos e alemães para o local, uma área disputada entre o Brasil e a Argentina. 

(Artesanato indigena - Foto: Delfin Martins)

Xanxerê, na língua indígena, significa "Campina de Cascavel", numa junção dos termos "xãxã" (cascavel) com "rê" (campo, campina). Um nome curioso para uma cidade que vale bem a pena conhecer... Vamos visitá-la?


EXTRAÍDO DO BLOG: